
Mano, acredite! Por mais que a gente cuide da barba com todo o carinho e amor, tem gente que tem medo dela, sabia? Não é zoeira, não! Essa repulsa pelos nossos queridos pelos faciais tem nome e se chama pogonofobia.
Apesar de não ser uma parada tão divulgada assim, se trata de um problema que aflige muita gente por aí e, claro, alguns barbudos podem se sentir ofendidos! Só que é preciso entender que, realmente, é uma fobia e, certamente, aquela pessoa tem algum motivo específico para sofrer com ela.
A gente preparou este post para explicar melhor o que é a tal pogonofobia e como os barbudos podem ajudar essas pessoas a superarem esse problema. Bora conferir?
O que é a pogonofobia afinal?
Em alguns casos, a parada fica séria mesmo, de causar calafrios, arrepios, taquicardia, síndrome do pânico, entre outros sintomas. Pode parecer bizarro para grande maioria, mas é uma questão psicológica e não podemos julgar ninguém pela pogonofobia. Pelo contrário, um barbudo de respeito vai sempre buscar ajudar, não é mesmo? Por isso, se liga no próximo tópico e entenda melhor como fazer isso!
Quais as possíveis causas da pogonofobia?
Os barbudos, querendo ou não, acabam levando essa fama de cara mau também (até mesmo naquelas fotos que você tira fazendo coraçãozinho). Para quem desenvolveu esse medo desde cedo, associa aquela imagem ruim do passado, sacou?
Além disso, ainda tem o fato do preconceito, que historicamente, acompanhou a evolução da barba ao longo dos anos. Quem nunca recebeu uma piadinha de Osama Bin Laden ou já foi questionado sobre a sua higiene? Ou seja, a ignorância também pode ajudar a desenvolver a pogonofobia!
Como lidar com pessoas que sofrem de pogonofobia?
Se aquela pessoa sofreu algum trauma no passado, cabe ao barbudo conseguir mostrar que sua imagem não tem nada relacionado a coisas ruins, más ou sujas. Tente agir sempre de forma positiva, com boas ações, mostrando segurança, conversando sempre de forma suave, sorridente. E claro, né brother, sempre dê um trato especial com um shampoozinho esperto, mantenha os pelos aparados, modelados e com a melhor aparência possível!
Por fim, se achar que, realmente, se trata de um problema grave, o jeito é buscar por terapias específicas com psicólogos!
O importante é sempre buscar compreender que a pogonofobia é, de fato, um problema a ser educado e não uma posição voluntária da pessoa, ou seja, não se trata de um preconceito (apesar de ele ajudar a desenvolver o trauma). Portanto, tem solução e dá pra provar que barba é vida, o resto é coisa da cabeça dos outros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário